TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO
Escola Judicial

OFÍCIO-CIRCULAR N. EJ/01/2016

Belo Horizonte, 2 de maio de 2016.

Senhores(as) Magistrados(as),

O Justiça e cidadania é uma atividade do Programa de Ação Educativa do Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais – Escola Judicial e tem como objetivo estabelecer canais de comunicação e aproximação entre a instituição e a sociedade. Para isso, atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, supletivo e universitário.

Por seu intermédio, alunos fazem visitas mediadas à Exposição Trabalho & Cidadania, localizada no saguão do edifício-sede do Tribunal, onde conhecem um pouco da história e do funcionamento da Justiça Trabalhista. Após, os estudantes assistem a uma sessão de julgamento de Segunda Instância e, em seguida, participam de uma audiência trabalhista simulada, conduzida por um Magistrado no espaço da exposição, onde os estudantes atuam como empregado, empregador, advogados, testemunhas e secretário de audiência.

Dando continuidade às ações de ampliação do Justiça e Cidadania, o Programa será descentralizado, oferecendo parte de suas atividades aos Magistrados do Trabalho do interior que tenham interesse em fazer a audiência simulada na própria Vara do Trabalho.

O processo fictício utilizado na simulação será encaminhado pelo Centro de Memória ao Magistrado, bem como as diretrizes para a condução da atividade.

Ressaltamos que o tempo de uma hora e trinta minutos será computado na carga horária de formação para fins do § 1º do art. 3º da Resolução nº 09/2011 da ENAMAT.

Informações deverão ser obtidas junto ao Centro de Memória, no endereço memoria@trt3.jus.br, ou no telefone 31 - 3215 - 7919.

Cordialmente,

LUIZ RONAN NEVES KOURY
Desembargador 2ª Vice-Presidente do TRT
Diretor da Escola Judicial

(Disponibilização: via e-mail, em 09/05/2016)

Este texto não substitui o original