TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO
Seção de Segurança da Informação e Comunicação

COMUNICADO SINC N. 03/2017

A Seção de Segurança da Informação e Comunicação- SINC gostaria de auxiliá-los a identificar e-mails fraudulentos. As amostras abaixo são reais, recebidas por unidades administrativas e judiciárias do Tribunal.

Caso receba mensagens semelhantes às relatadas, envie o e-mail para a SINC tomar as providências cabíveis: sinc@trt3.jus.br.

Em sua maioria, as fraudes digitais cometidas por cibercriminosos visam obter dados pessoais e intransferíveis, como usuário e senha, dados de cartão de crédito, dados sigilosos de instituições, ou para instalar programas nos computadores visando solicitar o pagamento de resgate através da criptografia de informações (conforme noticiado na mídia mundial com o Ransomware WannaCry). Cada vez mais o e-mail é utilizado como passo inicial de grandes ataques, portanto, frisamos os seguintes pontos fundamentais no uso da tecnologia:

- Não informe seu usuário e sua senha para ninguém,

- Não clique em links e nem faça download de arquivos de fontes desconhecidas,

- A senha de unidade administrativa ou judiciária é de responsabilidade do gestor. Somente ele deve ter conhecimento da senha. Caso queira delegar, utilize o recurso de delegação do Click,

- Troque sua senha com regularidade.

VIDE ANEXO: As amostras são reais, recebidas por unidades administrativas e judiciárias do Tribunal.

(Disponibilização: via e-mail, em 05/06/2017)

Este texto não substitui o original