Evolução histórica da aplicação de precedentes judiciais e sua incorporação no âmbito do novo código de processo civil


Título: Evolução histórica da aplicação de precedentes judiciais e sua incorporação no âmbito do novo código de processo civil
Autor: Corrêa, Pedro Henrique Pereira
Resumo: A discussão sobre a utilização de precedentes nos países de tradição jurídica de civil lawé constante desde que o impacto do constitucionalismo, dentre outros fatores, jogaram por terra o pensamento de que os juízes não poderiam interpretar. Com essa transformação, a segurança jurídica teria que ser buscada em outro local. Nesse novo contexto, pós positivista, houve uma reaproximação entre as tradições do common law e do civil law e voltou a existir um intercâmbio jurídico significativo entre as duas culturas e muitos institutos já consolidados em uma delas passaram a ser analisados mais detalhadamente pela outra. Nesse diapasão, no âmbito do civil law, começou-se a pesquisar acerca da força vinculante dos precedentes como uma possibilidade de garantir a previsibilidade das decisões judiciais no contexto do civil law. Grande parte da doutrina clamava por uma regulação da utilização dos precedentes pedindo que a lei exigisse a obrigatoriedade de sua observância para que fosse possível garantir a segurança jurídica, o que foi alcançado com a vigência do Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/15). O presente trabalho busca analisar a evolução das tradições jurídicas e sua reaproximação. A partir daí, analisaremos a utilização, a partir do Novo Código de Processo Civil, dos precedentes no Brasil como meio de se garantir a previsibilidade da prestação jurisdicional e, com isso, auxiliar na busca pela segurança jurídica.
Referência: CORRÊA, Pedro Henrique Pereira. Evolução histórica da aplicação de precedentes judiciais e sua incorporação no âmbito do novo código de processo civil. 38 f. 2019. Monografia (especialização no curso de pós-graduação em Direito do Estado) - Faculdade de Direito, Universidade Cândido Mendes em convênio com o Curso Fórum, Rio de Janeiro, 2019.
Idioma: por
Assunto: Segurança jurídica, Brasil
Juiz, interpretação, poderes e atribuições, Brasil
Efeito vinculante, Brasil
Súmula vinculante, Brasil
Brasil. Código de processo civil (2015)
Decisão judicial, Brasil
Common law
Juiz, poderes e atribuições, história, Brasil
Revolução francesa (1789-1799)
Direito positivo
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/52302
Data de publicação: 2019


Arquivos neste item:


Icon

Você não possui permissão para acessar esse arquivo

Aparece na(s) coleção(ões):