A construção do colaborador ideal: análise da captura da subjetividade dos operários da Vale em Itabira.


Título: A construção do colaborador ideal: análise da captura da subjetividade dos operários da Vale em Itabira.
Autor: Mourão, Bruno Marcelo Antunes
Resumo: O presente estudo analisa como a mineradora Vale S.A. em Itabira/MG conformou a classe operária a fim de atender aos propósitos da acumulação do capital, tornando-os uma espécie de “colaboradores” ideais. Pautada nas teorias da "captura" da subjetividade do trabalho vivo pelo capital e do neoliberalismo como uma nova racionalidade liberal que reestrutura e organiza a conduta dos indivíduos, esta pesquisa relaciona o direito laboral, a literatura de Carlos Drummond de Andrade e a lida dos trabalhadores e da mineradora com aspectos relacionados à produção e à reprodução social. Nessa linha, nota-se a existência de um intenso nexo psicofísico dos trabalhadores com os novos dispositivos de gestão organizacionais do sistema de produção que se convencionou chamar de toyotista, ou modelo japonês, cuja “filosofia” consiste em combinar a gestão da produção com o trabalho vivo, ou seja, com o corpo e a mente do trabalhador. Como objetivo, este trabalho propõe-se a identificar se a Vale S.A. em Itabira/MG conforma e apropria-se da subjetividade dos trabalhadores e das trabalhadoras diretamente vinculados(as) à sua atividade fim de mineração. Para delimitar o estudo, tem-se como opção de recorte os trabalhadores e as trabalhadoras da atividade fim de mineração diretamente vinculados à Vale S.A. em Itabira/MG, sobretudo no período após a reestruturação produtiva ocorrida na empresa em 1997. Essa opção demonstra-se suficientemente eficaz para os fins almejados, seja porque a mineradora em questão controla de forma quase que monopolizada o mercado de trabalho em Itabira ou seja em decorrência da forma de sociedade em que ela está organizada (sociedade por ações), além de toda a sua história e origem vinculada à cidade. Ao final do estudo, resta demonstrado como a empresa utiliza de técnicas que permitem, desde o início de sua história, uma aculturação dos trabalhadores por meio da conformação da subjetividade da classe operária à lógica de acumulação capitalista, realizando, assim, a "captura” da subjetividade dos operários tanto nos aspectos da produção ou mesmo da reprodução social.
Referência: MOURÃO, Bruno Marcelo Antunes. A construção do colaborador ideal: análise da captura da subjetividade dos operários da Vale em Itabira. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2023, p. 81.
Idioma: por
Paginação: 81
Assunto: Classe trabalhadora
Acumulação de capital
Empresa de mineração
Produção mineral
Aculturação
Reprodução social
Categoria: Tese/Dissertação
LINK: file:///C:/Users/tuliols/Downloads/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Bruno%20Mour%C3%A3o_vers%C3%A3o%20completa%20com%20ficha%20catalogr%C3%A1fica.pdf
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/88897
Data de publicação: 2024-04-09


Arquivos neste item:


Icon

Você não possui permissão para acessar esse arquivo

Aparece na(s) coleção(ões):