Personalidade jurídica para a inteligência artificial generativa: análise de argumentos favoráveis e contrários


Título: Personalidade jurídica para a inteligência artificial generativa: análise de argumentos favoráveis e contrários
Autor: Meireles, Rafaella de Lima
Resumo: Diante do intenso uso de Inteligência Artificial no cotidiano e da percepção de que ela atua, por vezes, de forma aparentemente independente de seu criador, ganha relevância o debate acerca da possibilidade de atribuição de personalidade jurídica a esses entes. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar os argumentos favoráveis e contrários à essa atribuição. Para isso, há três principais tópicos. No primeiro, delimita-se o sentido e o alcance do que se entende por personalidade jurídica. Depois, busca-se compreender o que é a Inteligência Artificial, com ênfase na modalidade generativa. Por fim, identificam-se e analisam-se os argumentos favoráveis e contrários à atribuição de personalidade jurídica à Inteligência Artificial generativa.
Notas: Esta obra foi premiada como 1º lugar no III Concurso de Monografia da Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região - Escola Judicial , promovido no ano de 2025.
Referência: MEIRELES, Rafaella de Lima. Personalidade jurídica para a inteligência artificial generativa: análise de argumentos favoráveis e contrários. In: III Concurso de Monografias da Biblioteca da Escola Judicial do TRT3. Belo Horizonte: RTM, 2026.
Idioma: por
Paginação: 30 p.
Assunto: Inteligência artificial, aspectos jurídicos
Categoria: Artigo
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/93230
Data de publicação: 2025


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):