Análise e avaliações dos Recursos de pesquisa profunda dentro das IA's generativas no contexto jurídico


Título: Análise e avaliações dos Recursos de pesquisa profunda dentro das IA's generativas no contexto jurídico
Autor: Freitas Junior, Lucas Martins de
Resumo: O artigo analisa criticamente o impacto da funcionalidade de Pesquisa Profunda (Deep Research)em plataformas de inteligência artificial generativa aplicadas ao contexto jurídico brasileiro. Com base em uma metodologia qualitativa de análise comparativa, seis ferramentas (ChatGPT, Gemini, Perplexity, Copilot, Grok e DeepSeek) foram testadas a partir de um mesmo problema jurídico, envolvendo a Lei nº 14811/2024. Foram definidos doze critérios de avaliação, organizados em quatro categorias: Qualidade do Conteúdo, Confiabilidade e Transparência, Eficiência e Usabilidade, e Capacidades Acessórias. Os resultados apontam para uma contraposição entre a profundidade analítica e a confiabilidade das fontes, exigindo que o profissional do Direito atue como gestor de múltiplas ferramentas. O estudo destaca ainda os desafios éticos e os riscos associados ao uso da IA, como a geração de informações falsas. Conclui-se que a utilização consciente e estratégica dessas tecnologias representa uma nova competência essencial para o exercício jurídico na era digital.
Notas: Esta obra foi premiada como 5º lugar no III Concurso de Monografia da Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região - Escola Judicial , promovido no ano de 2025.
Referência: FREITAS JUNIOR, Lucas Martins de. Análise e avaliações dos Recursos de pesquisa profunda dentro das IA's generativas no contexto jurídico. In: III Concurso de Monografias da Biblioteca da Escola Judicial do TRT3. Belo Horizonte: RTM, 2026.
Idioma: por
Paginação: 23 p.
Assunto: Inteligência artificial, aspectos jurídicos
Inteligência artificial, aspectos morais e éticos
Categoria: Artigo
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/93326
Data de publicação: 2025


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):